Permeado de soro de leite ajuda a atender à demanda por produtos com alegação “sem açúcar adicionado”

A Arla Foods Ingredients está demonstrando como seu permeado de soro de leite Variolac® pode ajudar os fabricantes a se adaptar aos novos regulamentos do Brasil sobre rotulagem em relação ao açúcar.

Os fabricantes em todo o mundo necessitam cada vez mais incluir a informação sobre adição de açúcar no rótulo de seus produtos. Isso, juntamente com uma conscientização crescente dos consumidores sobre nutrição, tem feito de “sem açúcar adicionado” a alegação de crescimento mais rápido no mundo, com um aumento de 18% por ano.1

No Brasil, novos regulamentos para rotulagem de alimentos exigem que os produtores incluam alertas na frente da embalagem para informar os consumidores sobre altos níveis de açúcar, gorduras saturadas e sódio adicionados. No entanto, os açúcares que são naturalmente presentes no leite e em ingredientes lácteos não são considerados açúcares adicionados2.

A legislação entra em vigor oficialmente em outubro de 2022, mas os produtos que já estão no mercado terão até outubro de 2023 para adaptar as receitas existentes. A alimentação mais saudável é uma tendência em crescimento no Brasil e “Cuidar melhor da saúde” é a meta mais mencionada pelos brasileiros (66%) para 20223, enquanto 51% dos consumidores dizem que atualmente evitam açúcar.4

Variolac®, ingrediente 100% lácteo e clean label da Arla Foods Ingredients, realça o sabor lácteo em alimentos e auxilia no preenchimento de corpo (mouthfeel) em bebidas. Também ajuda os fabricantes a eliminar o açúcar da lista de ingredientes, permitindo o uso de alegações “sem açúcar adicionado”5, além de simplificar os rótulos através da redução de ingredientes listados na embalagem.

A equipe de aplicações da empresa na América do Sul preparou três receitas para destacar os benefícios do uso de Variolac® como modulador de sólidos lácteos e demonstrar como sua inclusão pode permitir alegações “sem açúcar adicionado”. Os novos conceitos são:

• uma bebida láctea fermentada;
  • uma bebida UHT;
  • uma sobremesa UHT.

Diego Pérez Márquez, Regional Technical Support, Arla Foods Ingredients, América do Sul, disse: “A rotulagem nutricional ajuda os consumidores a fazer escolhas conscientes na hora de comprar alimentos e bebidas para eles mesmos e suas famílias. Há uma pressão crescente de reguladores e consumidores para reduzir a quantidade de açúcar adicionado nos produtos. Com esses novos conceitos, os fabricantes podem atender às novas exigências regulatórias do Brasil e também podem utilizar a mensagem ‘sem açúcar adicionado’, que os ajuda a atrair a atenção de novos consumidores”.

Para saber mais sobre o permeado de soro de leite Variolac®, visite:

Sonya Hook, Ingredient Communications
Tel: +44 (0)7498 539765 | Email: [email protected]

1 Innova Market Insights, CAGR 2016-2021

2 Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), RDC No.429/2020, artigo 3

3 Lightspeed/ Mintel, abril de 2021

4 Pesquisa da New Nutrition Business, agosto de 2021

5 Desde que não haja mono e dissacarídeos de outros ingredientes adicionados à formulação

AFI Variolac Portuguese.pdf

AFI Variolac Portuguese.docx