Nova parceria reduzirá a desnutrição comum snack de papaia seco

A Arla Foods Ingredients se junta aos parceiros da GAIN para desenvolver um novo modelo de negócio para nutrição acessível usando resíduos de papaia

A Arla Foods Ingredients é um parceiro em inovação de produtos em um novo projeto de quatro anos para transformar o papaia em um snack nutritivo e acessível para consumidores de baixa renda na Etiópia.

Liderado pela Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN), o projeto reúne vários parceiros público-privados. Seu principal objetivo é criar uma cadeia de valor de processamento de frutas que ajudará na redução da desnutrição, criação de empregos e diminuição da perda de papaia após a colheita.

A equipe de aplicação da Arla Foods Ingredients já desenvolveu as primeiras receitas de protótipo para uma barra proteica de frutas secas usando a polpa de papaia e que contém leite e ingredientes que vêm do soro do leite.

“Uma de nossas grandes tarefas será adaptar a receita às preferências locais com base em insights do consumidor. Outra função a ser desenvolvida é trabalhar com os Produtores de alimentos locais para garantir que eles tenham a tecnologia e conhecimento necessários para produzi-la”, disse Charlotte Sørensen, gerente de desenvolvimento de negócios da Arla Foods Ingredients.

Reduzindo a perda pós-colheita
Como a quarta safra mais popular da Etiópia, o papaia é uma fonte de renda para mais de 890 mil fazendeiros. Ele também é altamente nutritivo, especialmente rico em vitaminas A, B e C. Entretanto, todos os anos, cerca de 30% da safra é perdida devido a refugo.

A secagem solar é uma oportunidade de baixo custo e sustentável para reduzir a perda pós-colheita e poder transformar mais as frutas nutritivas disponíveis para processamento em alimentos acessíveis. A Universidade de Addis Abeba está pesquisando como garantir a melhor retenção de nutrientes durante o processo de secagem.

Grande interesse local
A líder de projeto da GAIN na Etiópia, Meseret Worku explica: “Os fazendeiros e processadores de alimentos estão muito interessados nesta iniciativa para desenvolver produtos acessíveis e de alta qualidade. Prestaremos este suporte a eles com um conhecimento sobre cadeia de valor e nutrição e criando demanda entre os consumidores. Com isto, podemos contribuir com a ambição do governo da Etiópia de zerar o nanismo associado à desnutrição até 2030”.

Um melhor uso da colheita de papaia assegurará uma renda melhor para os fazendeiros. Além disso, o projeto da parceria desenvolverá um kit de ferramentas para o treinamento de trabalhadores de processamento de alimentos e facilitará a criação de novos empregos no setor alimentício da Etiópia.

Cocriação para inovação
Outros parceiros locais do projeto incluem três produtores de alimentos da Etiópia – Theday Agro Industry, Africa Juice Tibila e Raya Horti Farm – e a empresa de engenharia agrícola Selam TRIAE. A Confederação da Indústria da Dinamarca (DI) está trabalhando com associações empresariais da Etiópia para estabelecer o ambiente propício para o modelo de negócios.

“É uma abordagem de cocriação para a inovação que usa o conhecimento e experiência de muitos parceiros. Em quatro anos esperamos ter toda a cadeia de valor operando para um snack de fruta seca nutritivo, acessível e viável comercialmente que faz o melhor uso de uma safra local abundante”, diz Charlotte Sørensen.

O projeto é apoiado com financiamento do programa Danida Market Development Partnerships.

Steve Harman Ingredient Communications

Tel: +44 (0)7538 118079 | Email: [email protected]

LinkedIn (China)https://www.linkedin.com/showcase/arla-foods-ingredients-china/

New partnership will reduce malnutrition, POR.pdf