Lacprodan® BLG-100 da Arla Foods Ingredients ajuda no controle da dieta de pessoas que têm doença renal crônica

A Arla Foods Ingredients está demonstrando como seu novo ingrediente de proteína Lacprodan® BLG-100 (beta-lactoglobulina purificada) pode oferecer benefícios às pessoas que enfrentam a doença renal crônica.

Essa doença é um declínio progressivo na função dos rins e pode levar à insuficiência renal. Ela afeta mais de 850 milhões de adultos no mundo todo e é responsável por um milhão de mortes por ano1, e esses números devem aumentar. Quando as funções renais se deterioram, os pacientes com doença renal crônica têm cada vez mais dificuldade em lidar com a manutenção de um consumo suficiente de proteína, ao mesmo tempo em que evitam um consumo excessivo de minerais, como fósforo, potássio, sódio e cálcio.

Para demonstrar como os fabricantes podem criar produtos para ajudar esses pacientes, a Arla Foods Ingredients está apresentando duas soluções usando o Lacprodan® BLG-100: uma bebida pronta para beber (RTD) com 7% de proteína e um shot contendo 21% de proteína.

A bebida pronta para beber foi criada nutricionalmente com 7% de proteína, 10% de gordura e 20% de carboidratos para ajudar as pessoas com doença renal crônica nos estágios 1 a 5 que não fazem diálise. O uso de Lacprodan® BLG-100 significa que a bebida de baixa viscosidade tem um teor mínimo de fósforo em comparação com a maioria das alternativas disponíveis comercialmente.

A segunda opção é uma solução de shot com alto teor de proteína que foi especificamente formulada para o controle da dieta das pessoas que vivem com a doença renal crônica, fazem diálise e que têm limitações no consumo de fluidos ou uma exigência de alto consumo de proteína. Essa aplicação é ideal para apoiar o controle dos níveis de fósforo no organismo e também ajuda na introdução de proteína de alta qualidade na dieta.

Mads Dyrvig, Head of Health and Performance Sales Development, disse: “Embora os minerais sejam essenciais para a vida, seu excesso é um problema grave se seu corpo tem uma capacidade reduzida para excretá-los. O desafio nutricional para alguém com doença renal crônica é que muitos dos alimentos que comemos, como carne e lácteos, são ricos em fósforo. As pessoas diagnosticadas com a doença são aconselhadas a reduzir o consumo de proteína alimentar de forma significativa. O dilema é que para um paciente com doença renal crônica, o acúmulo de fósforo no organismo aumenta o risco de ataques cardíacos e AVC e pode levar a doenças cardiovasculares, mas a alternativa é a redução do consumo de proteína e a perda gradual de massa muscular (atrofia muscular). Ambas as condições aumentam o risco de morte e a atrofia muscular também reduz a qualidade de vida dos pacientes.

Ele continuou: “A maioria dos suplementos nutricionais orais disponíveis no mercado contém um teor relativamente alto de minerais, inclusive o fósforo. A Arla Foods Ingredients pode fechar essa lacuna no mercado com o Lacprodan® BLG-100, que tem um baixo teor de minerais, um excelente perfil nutricional e oferece ótimos benefícios em termos de preservação muscular.”

“Nosso ingrediente de 100% BLG pura é rico em aminoácidos essenciais e leucina, então contém proteínas de alta qualidade, que atendem às necessidades nutricionais de pacientes com doença renal crônica e insuficiência renal. Ele também tem um teor extremamente baixo de fósforo, tornando-se uma ótima solução para produtos de nutrição clínica, pois permite a suplementação de proteína sem comprometer as exigências de consumo baixo de minerais.”

No início deste ano, a solicitação de Novo Alimento da Arla Foods Ingredients para o Lacprodan® BLG-100 recebeu um parecer positivo da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (European Food Safety Authority - EFSA), confirmando que é seguro e adequado para o uso em alimentos na UE. Além disso, o Lacprodan® BLG-100 recebeu recentemente o prêmio de Revelação para Inovação em Ingrediente Lácteo 2022 (Breakthrough Award for Dairy Ingredient Innovation) do American Dairy Products Institute (ADPI).

1 Jager KJ et al. A single number for advocacy and communication – worldwide more than 850 million individuals have kidney disease. Kidney Int 96, pg. 1048-1050, 2019).

Tel: ​ ​ +44 7538 118079| Email: [email protected]

AFI CKD press release, Portuguese.pdf