Novo hidrolisado de proteína do soro de leite proporciona efervescência a bebidas esportivas claras

A Arla Foods Ingredients está injetando um pouco de gás na categoria de bebidas para nutrição esportiva com seu novo Lacprodan® HYDRO.Clear. A solução inovadora contendo 100% de hidrolisado de proteína do soro de leite foi especialmente desenvolvida para a formulação de águas gaseificadas com proteína.

Lacprodan® HYDRO.Clear é isento de gordura e açúcar e proporciona um sabor otimizado, baixo perfil de sabor amargo e uma longa vida útil. Além disso, é livre de lactose, contém um baixo teor calórico, um teor muito reduzido de sal e um sabor ideal.

Testes industriais em larga escala realizados pela Arla Foods Ingredients e seus parceiros de fabricação demonstraram que Lacprodan® HYDRO.Clear pode ser usado para produzir produtos à base de água gaseificados com até 6% de proteína. Para os fabricantes de bebidas esportivas, o uso de Lacprodan® HYDRO.Clear simplifica a criação de bebidas prontas para beber com alto teor de proteína, claras e efervescentes, com fortes atributos de saúde.

Joe Katterfield, Gerente de Desenvolvimento de Saúde e Nutrição de Desempenho da Arla Foods Ingredients, disse: "Com Lacprodan® HYDRO.Clear é possível produzir uma água gaseificada de excelente sabor e com elevado teor de proteína. Isso significa que as marcas do segmento de nutrição esportiva podem lançar, por exemplo, uma bebida padrão de 330ml contendo 20g de proteína do soro de leite por porção, tornando-a perfeita para usuários do segmento de nutrição esportiva. O conceito também é ideal para marcas voltadas a bebidas personalizadas e refrigerantes, pois permite que esses fabricantes ofereçam uma ótima fonte de proteína em um formato prático e refrescante que atrai todas as idades.”

A venda de bebidas esportivas à base de proteína aumentou, em média, 9,5% ao ano entre 2013 e 2017 e há um previsão de que aumente 8,4% ao ano entre 2018 e 2022 - destacando o crescente desejo dos consumidores por esse tipo de produto.[1] As vendas de águas funcionais e fortificadas, por sua vez, aumentaram 4% ao ano entre 2013 e 2017 e devem crescer 6% ao ano no período de 2018 a 2022. O segmento de bebidas carbonatadas também é robusto, com um aumento anual de 22% no número de novos lançamentos globais entre 2007 e 2017.[2]

Joe Katterfield acrescentou: “As condições de mercado são ideais para o lançamento de águas gaseificadas com proteína voltadas a usuários da área de nutrição esportiva, pois trata-se de um grupo de consumidores que está sempre à procura de produtos que ofereçam altos níveis de proteína do soro de leite em um formato prático. No entanto, por razões técnicas - principalmente relacionadas a questões relativas ao gosto e sabor amargo - atualmente não existem no mercado águas gaseificadas produzidas exclusivamente com proteína do soro de leite. Neste sentido, Lacprodan® HYDRO.Clear é um ingrediente inovador, pois permite aos fabricantes incorporar 100% de hidrolisado de proteína do soro de leite em bebidas carbonatadas claras.”

FIM

[1] Euromonitor 2018