Arla Foods Ingredients recebe parecer positivo de Novo Alimento para BLG

A solicitação de Novo Alimento da Arla Foods Ingredients para seu ingrediente de BLG (beta-lactoglobulina), Lacprodan® BLG-100, recebeu um parecer positivo da EFSA.

A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (European Food Safety Authority - EFSA) publicou um parecer de que a BLG é segura e adequada para uso em alimentos na UE. A conclusão foi enviada para a Comissão Europeia, que deve conceder a autorização final ainda neste ano.

Quando esse processo for concluído, o Lacprodan® BLG-100 se tornará o primeiro produto da Arla Foods Ingredients aprovado sob o novo Regulamento sobre Novos Alimentos (UE) 2015/2283. Ele poderá ser usado em categorias como nutrição esportiva, alimentos saudáveis e alimentos para fins medicinais especiais.

Em outubro de 2021, a Arla Foods Ingredients tornou-se o primeiro fornecedor com capacidade de produção comercial de BLG pura. Lacprodan® BLG-100 contém 45% mais leucina que as proteínas isoladas do soro de leite disponíveis no mercado.1 Isso, juntamente com sua palatabilidade, o torna uma solução ideal para aplicações de nutrição clínica, onde pode ajudar a minimizar a perda de massa muscular e manter a mobilidade.

Lacprodan® BLG-100 também fornece 26% mais aminoácidos essenciais e 40% mais aminoácidos de cadeia ramificada que a proteína do soro de leite disponível no mercado. Isso abre novas oportunidades para aplicações de nutrição esportiva, especialmente bebidas transparentes prontas para beber e shakes em pó.

Niels Østergaard, vice-presidente, Innovation, na Arla Foods Ingredients,disse: “A BLG é única; de fato é basicamente uma nova categoria de proteína. Sua combinação de pureza, qualidade nutricional incrível e sabor atrativo criarão um mundo de novas oportunidades em nutrição esportiva e clínica. Estamos felizes com essa decisão e temos orgulho de termos liderado o desenvolvimento deste novo ingrediente revolucionário”.

Veja o parecer da EFSA: ​
https://efsa.onlinelibrary.wiley.com/ doi/full/10.2903/j.efsa.2022.7204